quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ECONOMIA

A economia do Município de Guamaré desde que se tem conhecimento de sua história, esteve baseada na pesca e na extração do sal. Porém com a descoberta do petróleo em seu litoral em 1975, quando perfurou o primeiro poço na Plataforma de Ubarana 06 (PUB I), iniciou-se uma nova fase econômica em Guamaré. A extração teve início em 16 de junho de 1976, onde eram extraídos 83m3/dia. Hoje a produção é de ........m³/dia ou seja, ........... litros/dia aproximadamente. A produção terrestre é pequena e teve início em 7 de janeiro de 1983. A presença da Petrobrás em Guamaré foi fator considerável para seu desenvolvimento. Para o Pólo Industrial de Guamaré, converge todo o óleo e gás produzidos na Plataforma Continental do RN e grande parte da produção terrestre. Atualmente mantém uma unidade de processamento de gás natural e uma planta de produção de diesel, o Pólo de Guamaré abastece o RN e parte de outros estados com esses dois combustíveis e gás de cozinha. Ainda no Pólo de Guamaré, está a Estação de Compressores de Ubarana – ECUB. Nesta Estação, o gás é recebido, tratado e enviado através do gasoduto Nordestão, para a cidade pernambucana de Cabo, alguns distritos industriais do RN, Paraíba e Pernambuco. No Pólo, estão instaladas duas estações de tratamento de efluentes, cuja finalidade é tratar a água descartada nos processos industriais lá existentes.

A Petrobrás ainda está desenvolvendo a instalação de uma planta de produção de querosene de aviação como também a produção de gasolina automotiva.

A Agricultura é basicamente de subsistência, mas o Município voltou a plantar o algodão e hoje os Assentamentos desenvolvem a plantação de hortas e frutas. A Pecuária é uma atividade pequena, sem expressividade, porém destacando-se a criação de ovinos e caprinos. A Pesca ainda é uma atividade movimentada em Guamaré. Com o apoio da Colônia de Pescadores, o pescado abastece não só o Município de Guamaré, como também é vendido para outros Municípios. Há abundância de mariscos, siris e caranguejos nos rios de Guamaré. A Carcinicultura também é uma atividade em pleno desenvolvimento, tendo em vista que as antigas salinas estão sendo vendidas ou arrendadas, para projetos de criação de camarões em cativeiro (viveiros), onde encontram-se instalados cerca de doze projetos em funcionamento no Município (ano 2000). O Comércio e Serviços, contam com pequenos supermercados, mercearias e feira livre. Quanto aos serviços, Guamaré dispõe de alguns restaurantes, lanchonetes bares, sorveterias e algumas pousadas e pequenos hotéis, com tendência à expansão, tendo em vista que o Turismo vem desenvolvendo essa tendência. No que diz respeito à vida noturna, apenas uma discoteca abre nos fins de semana, embora alguns bares na orla marítima, funcionem para lazer. Sua economia possui grande relevância no estado, por possuir o maior pib per capita do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

CONTADOR DE VISITAS