quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TURISMO

Janeiro – Festa de São Sebastião A Festa de São Sebastião é realizada no distrito de Baixa do Meio, onde o Santo é padroeiro. Ocorre no dia 20 de janeiro e tem uma semana de Festividades. Além das solenidades religiosas, têm as culturais e encerra com apresentação de Bandas.

Janeiro / Fevereiro - Verão Vivo O Verão Vivo ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro. Durante quatro semanas que antecedem o Carnaval, com jogos de Praia e shows musicais.

Fevereiro / Março - carnaval O Carnaval de rua é um ponto forte no Município de Guamaré, com desfile de Blocos pelas ruas da cidade. Mas o Carnaval da praia Aratuá, com a participação de Bandas tocando em palco, também garante as noites dos foliões guamareenses. Foi criado um novo espaço de eventos, onde as grandes Bandas se apresentam.

Março - São José Festa de São José ocorre no distrito de Lagoa Doce no dia 19 de março, sendo o padroeiro, onde a comunidade realiza uma semana de festa., com atrações culturais.

Março – Abril - Paixão de Cristo A encenação do Drama da Paixão de Cristo, realizada em praça pública neste ano 2000, promete ficar no calendário turístico da Região.

Maio – Emancipação No mês de Maio especialmente no dia 07, é comemorada a data de Emancipação Política do Município. A Igreja Católica mantém as festividades em homenagem à Nossa Senhora, encerrando no dia 31, com a Coroação de Nossa Senhora, atraindo muitos fiéis.

Junho - São João As festas juninas também são comemoradas em Guamaré (na Sede), principalmente com as quadrilhas jovens, dos Colégios locais. Nos Distritos, os festejos esquentam mais, pois são tradicionais as quadrilhas e os forrós, como em Baixa do Meio e Mangue Seco.

Julho - Vaquejada As Vaquejadas no Município de Guamaré são realizadas no Distrito de Mangue Seco, no mês de julho, atraindo grande número de pessoas, que além dos torneios, vão para assistirem shows musicais com grandes Bandas.

Agosto - Nossa Senhora dos Navegantes Guamaré por ser um porto marítimo, tem sua protetora, Nossa Senhora dos Navegantes, tida como padroeira dos pescadores e tem sua festa tradicional realizada a cada último final de semana do mês de agosto. É uma solenidade que atrai pessoas de vários Municípios, culminando com a procissão marítima pelos Rios Aratuá e Miassaba.

Outubro - Nossa Senhora Aparecida No dia 12 de outubro, é realizada a festa de Nossa Senhora aparecida, padroeira do distrito de Salina da Cruz, com uma semana de festa religiosa e cultural.

Outubro - Criação do distrito de Baixa do Meio No dia 26 de outubro, é a data de criação do distrito de Baixa do Meio e é comemorado com muitas atrações culturais e Bandas.

Dezembro - Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Guamaré, merecendo assim uma bonita festa em sue dia, 8 de dezembro, mas comemora-se com uma semana de festa. A população da cidade e dos Municípios vizinhos, fazem desta data, um grande acontecimento. A capela de Nossa Senhora da Conceição, criada em 1783, já é um patrimônio Cultural, Histórico e Religioso e está em fase de Restauração. Sua reinauguração será uma festa com todo o resgate cultural do município, onde um Auto de Guamaré, contará toda a história.

Dezembro - Natal A população de Guamaré, já conta com a apresentação do espetáculo do “Nascimento do Menino Jesus”, sempre apresentado na semana do natal, tanto em Guamaré, quanto em Baixa do Meio, pelo grupo de teatro “Instituto Sócio-cultural de Guamaré-RN".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

CONTADOR DE VISITAS